segunda-feira, 13 de junho de 2011

O USO DO BLOG FACILITANDO A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA.














Este texto é o relato de uma experiência junto aos meus alunos de língua inglesa "beginners". O nome do projeto era CUISINE FROM AROUND THE WORLD. O texto é parte integrante de um artigo que escrevi sobre o uso pedagógico dos blogs para o IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Segue parte da metodologia.


Fabiana Komesu em seu artigo Blogs e as Práticas de Escrita sobre si na Internet, comenta que uma das principais características atribuídas aos suportes eletrônicos da internet é a questão da interatividade। Ela nos diz que se trata da interface entre o usuário e a máquina, mas também da possibilidade de contato entre o usuário e outros usuários, na utilização de ferramentas que impulsionam a comunicação de maneira veloz, com a eliminação de barreiras geográficas. A noção de interatividade na internet pode ser assim associada à questão do tempo e à do espaço. Marcuschi (2004, p.118)






O meu trabalho focou no uso dos gêneros escritos e virtuais, na interação entre os alunos de 03 (três) turmas iniciantes de língua inglesa do Centro de Idiomas do Senac Recife no período de 20 de abril de 2011 até o dia 24 de maio de 2011। O estímulo em manter um diário eletrônico com informações acerca da cultura de vários países foi o combustível para os inúmeros textos escritos pelos alunos। Os mesmos foram responsáveis pela elaboração, confecção e manutenção dos blogs, o professor os monitorou ao longo do projeto। Os alunos escreveram textos ligados ao projeto relatando as impressões e informações pertinentes sobre os países e a culinária que os marcava। Eles visitaram os blogs dos colegas e comentaram as impressões usando a língua alvo, o inglês। Ficou estabelecido que cada grupo escolhesse um país para si। Devendo escolher um prato que mais representasse aquele país. Como já havíamos trabalhado aspectos relevantes sobre diversos países em aulas anteriores, não foi tarefa tão árdua escolher um país com o qual o grupo tivesse tido alguma afinidade. Foram 03(três) turmas. Cada turma com 20(vinte) alunos em um total por turma de 5(cinco) grupos de 4(quatro) alunos pesquisando hipertextos e empenhados em encontrar o prato perfeito. Os alunos tiveram 10(dez) dias para elaborar todo o trabalho. No 11º (décimo primeiro) dia souberam a ordem de apresentação através de sorteio com todos presentes. As apresentações começaram no 12º.(décimo segundo) dia. Os alunos prepararam os pratos em sala, compartilharam receitas (gênero textual) e informações relevantes sobre a cultura do país. Cada grupo ficou responsável por reportar tudo no blog. Os alunos tiveram um prazo de uma semana a partir da sua apresentação para os últimos acertos. No total o projeto durou um mês e com palavras dos próprios alunos “já deixou saudade”.

2 comentários: